Início > Formação, Intervenção Precoce > Curso Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas – como promover a participação da família?

Curso Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas – como promover a participação da família?

Curso Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas – como promover a participação da família? (PORTO)
De 26.10.2012 a 27.10.2012
FOLLOW UP – Terá lugar no dia 26 – Janeiro – 2013.
O curso de formação terá um carácter ora teórico, ora prático, onde se pretende criar um espaço de reflexão e formação participada, que privilegie a partilha de experiências, o trabalho em equipa, a dinâmica de grupos, a reflexão e o repensar as formas de atuação. Para se cumprirem os objetivos pedagógicos utilizar-se-á a exposição dialogada, o visionamento de vídeos, diapositivos e fotos, a análise e discussão dos exemplos assim apresentados, demonstração, trabalhos de grupo e prática simulada.
A ação de formação culminará com o follow up onde se pretende que os formandos tragam casos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos nos primeiros dias de formação como por exemplo, vídeos efetuados durante uma entrevista baseada nas rotinas.
O Modelo de Intervenção Baseado nas Rotinas observa os princípios fundamentais que qualquer metodologia de intervenção precoce atualizada adota: Perspetiva Ecológica; Baseado nas Forças; Focado na Relação; Centrada na Família e Reflexiva mas acentua a importância das rotinas no processo de intervenção.
As rotinas não têm que ser necessariamente acontecimentos rotineiros. São simplesmente momentos do dia pelo que, é impossível, para as famílias, que não haja rotinas. Todas as famílias, por exemplo, levantam-se, comem, ficam por casa e passeiam.
Destina-se a:
Profissionais a desempenharem funções na área da IP: Educadores, Psicólogos, Téc. Serviço Social, Enfermeiros, Médicos, Terapeutas, etc. e Familiares de Crianças em IP.

Programa disponível em: http://www.facebook.com/

Mais informações em http://www.anip.net/

.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário