Início > Educação > Desobediência: estratégias

Desobediência: estratégias

O-que-fazer-com-crianças-mal-educadas

À medida que desenvolvem a sua autonomia e descobrem aquilo que gostam e não gostam de fazer, as crianças começam a testar os limites da paciência dos pais. A dada altura, contrariá-los passa a ser o seu desporto favorito.

À necessidade de vestir o casaco, arrumar os brinquedos ou acabar a comida que têm no prato respondem com um rotundo e irritante «Não!». Os pais mandam lavar os dentes, não vão, mandam parar de saltar em cima do sofá, não param, mandam desligar a televisão, não obedecem.

As estratégias para impor autoridade variam consoante os especialistas e, claro, consoante as famílias, mas alguns aspetos, mais do que teorias, são puro bom-senso. Use o seu, mantenha sempre a calma, e vai ver que a situação melhora.

– Não imponha regras só porque sim. Procure explicar a razão das mesmas. É claro que quando não é possível negociar mais, não hesite. Seja firme e não desarme perante a teimosia do seu filho.

– Não entre em discussões intermináveis. Só irá agravar a situação e prolongar o sofrimento. Mais uma vez, seja firme. Sabemos bem que é difícil, mas evite ao máximo os gritos e o descontrolo.

– Seja coerente: se, perante a desobediência do seu filho, ameaçou com algum castigo – razoável, claro está – cumpra o prometido. E não repita a ameaça mil vezes. Execute.

– Não altere constantemente as regras lá de casa. As crianças cumprem melhor as normas se pensarem nelas como sendo fixas e previsíveis.

Retirado de Pais & Filhos.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: