Início > Educação Pré-Escolar > Piaget: Estádios de Desenvolvimento

Piaget: Estádios de Desenvolvimento

?????????

Por  Jorge Elói

Piaget é provavelmente dos autores e investigadores mais reconhecidos e populares no tema do desenvolvimento humano. Mas quais as suas propostas?

Uma das mais populares propostas de Piaget, é que segundo ele e à semelhança de outros autores como Freud e Erickson, o desenvolvimento ocorre por estádios. Cada estádio segundo este existe um “salto” qualitativo na compreensão e apreensão da realidade.

Piaget propõe que o desenvolvimento ocorre mediante 5 estádios:

Estádio sensório-motor (0 até aos 2 anos)- Neste estádio, segundo Piaget, a criança não possui a capacidade mental de representar objetos e/ou ações. Com esta ausência de capacidade, a criança não consegue prever a consequência das suas ações. Neste período a “Inteligência” é essencialmente prática, trabalhando diretamente através das perceções (símbolos) e das ações (motor), daí o nome do estádio. A realidade que a criança vê é a única que existe (para ele), por isso, no momento que um objeto ou pessoa sai do seu campo visual, na perspetiva da criança, simplesmente deixou de existir. Neste período surge a primeira manifestação da linguagem, a ecolalia (repetição de silabas e/ou palavras). As silabas “aua” (por exemplo), para dizer “água”, por sua vez com o intuito de querer beber água.

Estádio pré-operatório (2 aos 7 anos) que se pode dividir em dois subestádios:

O Período Simbólico (2 aos 4 anos)- neste período, surge a linguagem, o desenho, a imitação, etc. Neste período é possível construir imagens mentais de objetos e/ou ações. Pode adaptar objetos a brincadeiras, uma caixa num carrinho (por exemplo). Surgimento de monólogos que refletem o dialogo interno. Eventualmente são atribuídas a objetos cateterísticas humanas, além de surgir o nominalismo, dar os “seus nomes” às coisas que não conhece.

O período intuitivo (4 aos 7 anos) – Neste período, surge o desejo de compreensão e de explicação, começa aqui “a idade dos porquês”. A criança faz perguntas o tempo todo, tem ansia de compreender o mundo e a realidade à sua volta e dentro de si. A criança neste período, começa a distinguir entre a fantasia e a realidade. Podendo “representar” a fantasia sem acreditar nela. Consegue construir grupos e/ou conjuntos, porém tem dificuldade em dividi-los em subconjuntos. Ainda não é capaz de manter uma conversa longa, mas já responde de forma adequada às perguntas.

Estádio operatório-concreto (7 aos 11 anos) – Neste período são consolidados conceitos como o de substancia, peso, volume, numero, etc. Capas de ordenar elementos seguindo determinadas características. Já compreendem regras, sendo fieis a elas, estabelecendo compromissos. Já possui uma linguagem socializada e diversificada, porém é-lhes difícil encontrar uma conclusão comum, mediante dois pontos de vista distintos.

Estádio operatório-formal (a apartir dos 11 anos) – Ultimo estádio de desenvolvimento segundo Piaget. A inteligência torna-se hipoterica-dedutiva e lógica, conseguindo facilmente prever consequências, ou visualizar objetos, sem a necessidade de executar as ações ou que os objetos estejam presentes. Capaz de chegar a unanimidade, através se pontos divergentes, podendo também trabalhar com metáforas. Conseguindo estabelecer relações de cooperação e reciprocidade.

É importante referir que esta proposta de Piaget, é sujeita e inúmeras criticas, uma das quais baseia-se que o desenvolvimento humano não termina aos 11 anos, por isso alguns autores são adeptos de um estádio Pós Formal, que compreende a idade adulta e a terceira idade.

Autor: Jorge Elói
Fundador e Criador do espaço Psicologia Free.
Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação.
About these ads
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: